Segunda-feira, 18 de Fevereiro de 2008
RASGANDO HORIZONTES 01
O Castelo Residencial dos Condes de Castelo Melhor, em Santiago da Guarda é um mundo de histórias guardadas no “segredo dos deuses”.
As ameias da Torre de menagem, certamente que foram testemunho de muitas vidas que, em cada canto, olhando o horizonte, delineavam o futuro, na mira de encontrar o melhor para as terras de Santiago.
As janelas, neste arcos em ogiva, eram também o desenho de sonhos desses senhores, que, ali guardavam os tesouros da sua vida, já que, este castelo tem em si uma riqueza imensa. Basta olharmos para um pouca do que ainda resta de extraordinário, nos desenhos do mosaico, que, até há pouco, quase se chamava “de Conimbriga”, mas que, ultimamente tem “rasgado horizontes” para os lados das terras de Sicó, olhando também o que se passa nas Ruínas do Rabaçal.
Ao escolher esta janela, aquilo que a ultrapassa é um símbolo. Uma natureza, entre a vida verde dos campos, entre o passado de um ambiente em destruição, e um horizonte, limpo de todos os sonhos. Mesmo em frente, o caminho que nos faz distinguir e reflectir sobre estes pontos, como que a lembrar a história dos “Caminhos de Santiago”…
Comentar post