Segunda-feira, 18 de Fevereiro de 2008
DE SOL A SOL

DE SOL A SOL - -António Jesus Simões - concurso "Um olhar sobre Sicó"



publicado por ansiaonews às 02:08
link do post | comentar | favorito

1 comentário:
De António Simões a 18 de Fevereiro de 2008 às 03:10
A Serra do Anjo da Guarda ou monte de Ovelha é um tesouro escondido do nosso concelho de Ansião.
Dia a dia, nos aparecem surpresas, quer da natureza vegetal, quer da natureza paisagística, quer até do subsolo, ainda com muito por explorar.
Hoje, são as evoluções da energia eólica, em contraste com o velho moinho. O Anjo da Guarda é o símbolo duma tradição, numa capela que pretende ser a visão soberana de “Alguém” que nos protege, cá de cima. O Turismo também não é esquecido através das Associações que ali imperam. A Associação de Caçadores, pese embora a contradição entre o desporto caça e a liberdade de ser animal, ou a incoerência ambiental duma grande “sementeira” de chumbos perdidos por esta área, ajuda a concentrar nesta zona, muitos dos que, por outra forma nunca por aqui passariam.
A LIAGRA, em conjugação com todo o processo do Pão, vem em procura e salvaguarda do passado, dos moleiros, que aqui, SOL a SOL, iam dando volta ao moinho, ao mesmo tempo, mirando a bela paisagem, quer das vilas circundantes, Chão de Couce, Avelar, quer até, na miragem deste Sol, em dias de horizonte sem limites, espreitar o espelho das águas dum mar longínquo, mas, nas alturas deste Sol, tão perto dos nossos olhos.
Sol a Sol, a plenitude de um passado destas gentes do povo, virada para o que a semente há-de dar, que, sem medo do futuro, sem esperar o extraordinário das horas, ouvia o relógio da torre, e espreitava esta cortina, por trás da qual o Sol se deita, para assim dar por terminada a lida do dia. É a esse povo que dedico esta foto.


Comentar post

.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


.links
.subscrever feeds

.AnsiãoNews